Todos os sinais em verde para o novo edifício da polícia e justiça

fischer âncoras de subcorte garantem PJZ Zurique

Todos os sinais em verde para o novo edifício da polícia e justiça
Quando a antiga área da estação de mercadorias, com 63.608 metros quadrados, no bairro Aussersihl-Hard em Zurique, deveria ser reconstruída, os responsáveis pensaram em grande: a Direção de Construção do Cantão de Zurique planeou, numa área de 35.558 metros quadrados, o Centro de Polícia e Justiça de Zurique (PJZ) como centro de competências para o combate à criminalidade. No novo edifício serão reunidos departamentos da polícia cantonal, do Ministério Público e do sistema prisional, bem como o Instituto Forense, a Escola de Polícia de Zurique e partes do tribunal de medidas coercivas. Após a conclusão, o PJZ contará com cerca de 2030 postos de trabalho. A isso juntam-se cerca de 280 lugares de prisão para detidos provisórios e presos preventivos. O PJZ permite a concentração da polícia cantonal, atualmente distribuída por mais de 30 locais, com as autoridades de persecução penal e a prisão policial e judicial.
Imagem: Direção de Construção do Cantão de Zurique, Fotógrafo: Till Forrer

Ficha do objeto

Arquiteto
Theo Hotz Partner Arquitetos
Postos de trabalho
2030, mais 280 lugares na prisão
Área total
35.558 m²
Material de fachada
pedra natural com brilho verde "Verde Salvan"
Uma característica marcante do complexo de edifícios, concebido pelo escritório de Zurique Theo Hotz Partner Architekten, é a fachada em vidro e pedra natural com brilho verde. Trata-se de um Verde Salvan (também conhecido como Vert de Salvan), extraído numa pedreira na localidade valesana de Salvan. A fixação das placas de pedra na estrutura de betão representou um grande desafio para todos os planeadores e executantes. O gabinete de engenharia IBT esteve envolvido. A empresa Marvit foi responsável pela subestrutura e pela construção da fachada. O planeamento esteve a cargo da Atelier P3 AG. As placas de pedra natural em 3D tinham até 40 milímetros de espessura. Consequentemente, o nível de carga para as ancoragens era elevado. “Um desafio na fachada do PJZ foram as juntas inclinadas”, diz Uwe Kirchesch do gabinete de engenharia IBT, que na sua vida calculou estaticamente mais de 1.000.000 m² de superfície total de fachadas. “De acordo com as normas, não podem ser usados aqui ancoragens com espigão. A junta teria primeiro de ser endireitada. Por isso, gosto muito de recorrer à ancoragem de rebaixo FZP II da fischer. Assim, pude garantir uma execução conforme a norma e ao mesmo tempo visualmente apelativa.”
Imagem: Direção de Construção do Cantão de Zurique, Fotógrafo: Till Forrer
„Realizámos inúmeras tentativas de extração. Como resultado, as nossas ancoragens de rebaixo FZP II 13x15 M8/23 Carbon mostraram-se ideais para a introdução de cargas elevadas“, confirma Steven-Henrik Maier, gestor de mercado dos sistemas de fachada fischer. „Na assistência técnica que prestamos para o projeto, comprovou-se a boa colaboração entre o gabinete de engenharia IBT e a nossa área de negócios dos sistemas de fachada fischer.“ As ancoragens de placa Zykon FZP II garantem uma fixação form-fit e totalmente isenta de pressão de expansão no furo cónico rebaixado. A sua montagem na parte traseira permite a fixação no ponto quinto da placa da fachada. Esta técnica permite alcançar momentos de flexão da placa particularmente baixos e elevadas capacidades de carga. E, caso seja necessário, graças à FZP II, é possível substituir individualmente as placas na fachada.
Imagem: Parceiro geral & arquiteto: Theo Hotz Partner Architekten, Zurique - Visualização: Raumgleiter, Zurique
„Do ponto de vista estético, foi também uma vantagem no projeto que as nossas ancoragens permitissem a fixação invisível dos painéis“, diz Steven-Henrik Maier. „As ancoragens de rebaixo não são visíveis do lado da fachada, nem mesmo nas juntas. Isso garante uma aparência harmoniosa do edifício.“ O arquiteto Stefan Adler, do escritório Theo Hotz Partner Architekten, destaca o efeito da fachada em vidro e pedra natural verde acinzentada. „‘Verde Salvan’ é uma rocha conglomerada que se distingue como uma verdadeira pedra ‘natural’ devido à sua estrutura viva com várias inclusões de pedra e nuances de cor“, diz o projetista. „Ao mesmo tempo, o ‘Verde Salvan’ possui uma resistência enorme, que é uma condição essencial para a execução da geometria tridimensional e de arestas vivas da fachada PJZ. E, como um material intemporal e robusto, a pedra transmite, não menos importante, a dignidade de um ‘edifício público’.“ Em 2022, os funcionários deverão mudar-se para o novo bairro.
Imagem: Direção de Construção do Cantão de Zurique, Fotógrafo: Till Forrer
Do ponto de vista estético, foi também vantajoso no projeto que as nossas ancoragens permitissem a fixação invisível dos painéis. As ancoragens de rebaixo não são visíveis do lado da fachada, nem mesmo nas juntas. Isto garante uma aparência harmoniosa do edifício.
Steven-Henrik Maier, Gestor de Mercado fischer Sistemas de Fachada

A técnica inteligente de rebaixo por trás da fachada com brilho verde confere ao edifício administrativo uma aparência digna por muito tempo, unindo segurança e funcionalidade com um aspeto moderno.

Mais informações em: www.pjz.ch

Imagem: Direção de Construção do Cantão de Zurique, Fotógrafo: Till Forrer

Os produtos fischer que utilizamos

 

cd-green-55965cdb4b-vhr9h